quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Relatório nº 04 - GESTAR II

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.





Relatório nº: 04 Turma : Aquidauana Turno:
Área: L. Portuguesa TP: 04 Data: 20/11/09
Escola Estadual: E E Prof. Antonio Salústio Areias
Professora Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Professora Cursista: Terezinha Hiromi Izumi Christofori



Relatório apresentado à equipe GESTAR II, cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, re-
ferente à atividade prática da Unidade 15 – Mergulho no texto, Seção 01 – Por que e para que per-
guntar.
Atividade realizada no período de 23/11 a 27/11/09, com alunos do 8º ano – Ensino Funda-
Mental, propõe conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno.
* Texto: Admirável mundo louco, Ruth Rocha
* Ver outros livros da autora, existentes na biblioteca da escola;
* Escrever o título na lousa: O que pode conter uma obra com esse título?
* Leitura em voz alta do texto;
* Ouvir os alunos – Formar grupos de 3;
*Distribuição do texto;
* Cada grupo formulará 2 perguntas sobre o texto ( outro grupo responderá);
* Discutir as respostas – acertaram ou não, por quê?
* As perguntas ajudaram a entender o texto? Eram claras?
* Não tinham nada a ver com o texto?
A atividade foi aplicada em duas aulas, mas houve preparação anterior. Seguimos todos os
passos do planejamento, os alunos mostraram-se muito interessados, pois fez-se suspense do as-
sunto desde o início, o desfio do entendimento e do vocabulário também contribuiu para prender
a atenção e provocar curiosidade.
Poucos alunos participaram da parte oral da atividade, as perguntas foram pertinentes, porém
algumas não eram muito claras, houve reclamação por parte de alguns grupos e a professora pre-
cisou intervir.
Durante a atividade pôde-se perceber que alguns grupos não entenderam muito bem o texto
e só perceberam o óbvio. O interessante é que, num dos grupos havia uma aluna que estava com
o livro ( emprestado da biblioteca), e o seu grupo demonstrou conhecimento de detalhes que aos
outros era impossível ( o que provocou desejo de ler o livro também ). Outros grupos, no entanto,
fizeram uma interpretação correta sobre os três autores presentes no texto e deram sua opinião
sobre a loucura que é viver numa grande cidade.

Nenhum comentário: