quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Relatório nº 03

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.





Relatório nº: 03 Turma : Aquidauana Turno:
Área: L. Portuguesa TP: 04 Data: 07/12/09
Escola Estadual: Prof. Antonio Salústio Areias
Professora Formadora: Ester Schiavi do Nascimento
Professora Cursista: Terezinha Hiromi Izumi Christofori



Relatório apresentado à equipe GESTAR II, cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, referente
`a atividade prática da Unidade 14 – O processo da leitura , Seção 01 – Onde está o significado do tex-
to?
Atividade realizada no período de 30/11 a 04/12, com alunos do 9º ano – Ensino Fundamental,
propõe reconhecer texto e leitor como criadores de significados.
* Texto: Nossas cidades , L.Lobo;
* Conversar sobre os bairros da nossa cidade, o que agrada ou desagrada, a poluição, o que imaginam
das cidades grandes, os aspectos mais significativos da cidade em que vivemos, o que devemos priori-
zar para termos melhor qualidade de vida etc;
* Distribuição dos textos: leitura e vocabulário ( dicionário);
* Discutir as intenções da autor ( não são os termos técnicos que importam);
* Produção de texto: É importante fazer determinada coisa ( praticar esportes, visitar certo lugar, sor-
rir, cultivar os amigos, valorizar a família, alimentar-se bem, estudar, trabalhar, preservar a natureza)?
Os alunos participaram bastante da parte oral da atividade, falando sobre os bairros onde moram,
sobre os problemas que lá existem, constataram que o problema é comum e discutimos os motivos e al-
gumas possíveis soluções : sujeira, violência e poluição da Lagoa Comprida, responsabilidade da admi-
nistração da cidade e também dos moradores. Alguns alunos colocaram suas experiências em visitas às
cidades grandes e os pontos mais destacados foram a falta de tempo e baixa qualidade de vida dos ha-
bitantes, o corre-corre e poluição.
Após a leitura dos textos, e o vocabulário técnico não impediu a compreensão do texto, pois enfati-
zamos que o mais importante seriam as intenções do autor; para os alunos, mostrar como é agitada a vi-
da na cidade grande e que, se possível todos devem tentar fugir temporária ou definitivamente de um
lugar assim, que Aquidauana é uma cidade pacata, que possui problemas mas o povo ainda consegue
ter qualidade de vida.
Nas produções de texto foi muito citada a importância da família, de se fazer uma boa opção para
que no futuro não haja arrependimentos, alguns escreveram sobre a preservação da natureza, as amiza-
des e os relacionamentos também estão em primeiro lugar na vida de muitos.

Nenhum comentário: