quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Projeto de aula - A interpretação de textos do livro do aluno

O governo federal, MEC/PNLD, disponibilizam o livro didático para uso do aluno de todas as escolas públicas brasileiras. Existem critérios, análise e ampla divulgação para que o professor possa escolher o melhor, mas será realmente o melhor? É muito complicado saber qual é o melhor livro, nenhum contempla tudo aquilo que se pretende trabalhar, talvez vários deles tragam o que é necessário, mas não se pode escolher vários, apenas um, e este é o grande problema.
Geralmente o professor de Língua Portuguesa prioriza um aspecto do estudo da disciplina, a interpretação de textos, produção, a gramática ou o estudo da linguagem, e é focado neste aspecto que ele escolhe o livro.
Na última escolha, em 2007, em Aquidauana, o nosso pensamento foi o de escolher após análise dos textos para estudo, visto que hoje é primordial que o aluno saiba compreender o que lê.
Deparamo-nos, ao iniciar o trabalho com os livros escolhidos, com um grande problema, o aluno parece não fazer uma leitura interpretativa, muitos apenas decodificam o código, mostram indecisão ou até completa incompreensão diante das questões referentes ao texto. O que fazer?
É preciso pensar rápido numa solução. O que pudemos fazer foram tentativas: ler junto com o aluno, tentar fazê-lo entender as partes do texto para depois levá-lo a ter uma idéia geral.Analisar cada questão, esclarecer para o aluno aquilo que queremos. Mesmo assi, alguns não conseguem alcançar os objetivos. É desesperador.
Levando-se em conta que não contamos com nada mais que com o livro didático, é trabalhar com paciência e resignação, e tentar fazer com que a escola passe a priorizar desde as séries iniciais o estudo de textos, orais, reais, ficcionais, escritos, impressos etc.

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