quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

É possível modificar a forma de ensinar?

É possível e necessário modificar a forma de ensinar, hoje, quando a globalização e a tecnologia se colocam como concorrentes e nós, logicamente, perdemos em todos os aspectos. O professor hoje é útil principalmente no aspecto emocional da didática, é preciso que o aluno deseje aprender, conhecer mais.
Para o aluno é interessante o jogo de personalidade entre os professores, este é "legal", aquele é "chato", gosto mais do outro..., e impressionante é vermos como isto reflete nos resultados: "Não gosto da matéria, mas o professor é demais!", ou vice-versa, e por gostar do professor ele se esforça, e aprende.
O professor pode encarnar vários papéis: o de pai/mãe, amigo, colega, parece que menos o de professor. É preciso que haja empatia para que o trabalho se desenvolva e tenha êxito.
O professor Moran traz, em seu texto Modificar a forma de ensinar, que todo educador precisa surpreender e cativar seus alunos sempre. O que vemos são professores cansados, desmotivados, parecendo pensar que ele não tem nada a ver com o que está acontecendo, entra na sala, vomita o conteúdo e respira aliviado quando a aula termina.
Quanto a gostar dos alunos, encontramos professores se preparando para batalhar homéricas contra um inimigo que parece ser perigoso e imbatível: o aluno. Há professores que se referem a eles como seres capazes de proezas inimagináveis, a maior delas é tirar o professor do seu eixo. Nesse momento o adulto se nivela à criança ou adolescente e não sabemos quem está com a razão.
O professor Moran sugere atividades e atitudes bastante interessantes que poderemos citar aqui:
* Negociar com o aluno os sub-temas de uma pesquisa, forma de apresentação e divulgação;
* Planejamento flexível e criatividade sinérgica;
* Adaptar os programas criando conecções com o cotidianos, com o inesperado, levando à investigação;
* Traçar linhas de ação pedagógica maiores, que norteiem as ações individuais;
* Flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, novos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação;
* As informações são muitas, saber escolher as mais significativas para a nossa vida:
* As tecnologias trazem trazem todas as informações, o professor deve ajudar o aluno a interpretá-las, relacioná-las e contextualizá-las;
* Detectar o momento em que o aluno está pronto, maduro para incorporar a real significação da informação;
* É importante começar pelo positivo, pelo incentivo, pela esperança, pelo apoio na capacidade de aprender e de mudar de cada um;
*Devemos levar o aluno a acreditar em si, sentir-se seguro e valorizado como pessoa;
* Se o aluno acredita em si, será mais fácil trabalhar os limites, a disciplina, o equilíbrio entre direitos e deveres,, a dimensão grupal e social.

Referência bibliográfica - ver http://www.eca.usp.br/prof/moran/modificar.htm

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